Minha História Profissional: A Jornada Antes da Fundação da APET
No início dos anos 90, mais especificamente em dezembro de 1992, iniciei minha carreira profissional como auxiliar de contabilidade — ou, como era chamado na época, Classificador Contábil.
Era um período de muita insegurança, pois meu maior objetivo era ter uma profissão, ganhar dinheiro para me sustentar e me casar com minha namorada, que hoje é minha esposa.
Já se passaram 33 anos, e acredito que fiz boas escolhas, tanto profissionais quanto pessoais, pois estou casado com ela há 29 anos.
No começo, meu foco era a contabilidade e o sonho de me tornar um contabilista especializado em tributos. Logo depois, minhas ambições cresceram.
Em 1995, entrei para a área de Auditoria e, em pouco tempo, já estava coordenando equipes.
Em 1998, ocupava o cargo de Consultor Tributário Sênior em uma renomada consultoria, quando fui recrutado por uma multinacional para assumir a posição de Gerente de Tributos.
Foi nesse mesmo ano que decidi ingressar na Faculdade de Direito e, a partir daí, surgiu uma nova paixão além da contabilidade.
Cinco anos depois, no final de 2002, me graduei como Bacharel em Direito. Paralelamente ao curso, todos os sábados, cursava a Especialização em Direito Tributário no IBET/IBDT.
Iniciei essa especialização no ano do nascimento da minha filha, Marina, em 2000, e a concluí em dezembro de 2001. Ou seja, tornei-me especialista em Direito Tributário antes mesmo de concluir a graduação em Direito.
A Nova Fase: Ensino, Escrita e a Fundação da APET
Em 2003, já bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário, entrei em uma nova fase muito especial da minha carreira. Nessa época, já ministrava cursos sobre Apuração do IRPJ na IOB – Informações Objetivas e em outras instituições.
Foi então que, em 4 de julho de 2003, fundei a APET – Associação Paulista de Estudos Tributários.
No ano seguinte, em 2004, iniciei meu Mestrado na PUC-SP, concluindo-o em novembro de 2008, quando defendi minha dissertação.
Publicações e Primeiros Livros
Antes mesmo de concluir minha graduação em Direito, publiquei meu primeiro artigo em 1999, no jornal DCI. Em seguida, vieram outras publicações na Gazeta Mercantil e em diversos veículos de comunicação impressa.
No ano de 2001, publiquei meu primeiro livro, uma compilação de todos os artigos que havia escrito até aquele momento.
Ainda em 2001, coordenei um livro coletivo sobre Aspectos do IPTU, contando com a participação de renomados juristas, como Hugo de Brito Machado e Ives Gandra da Silva Martins.
Por intermédio do meu querido mestre Ives Gandra, tive a honra de receber a contribuição do jusfilósofo Miguel Reale, que escreveu um artigo sobre IPTU, tema central da obra.
Marcelo Magalhães Peixoto
Recife – 07/02/2024
Autor: Memorias